Oi, como podemos ajudar?

[Suporte ao Motorista] Como faço para envelopar meu carro com a Shopee?

O programa de Envelopamento de Veículos com a Shopee é uma iniciativa para que os Motoristas Parceiros passem mais confiança no seu dia a dia, com a caracterização do seu veículo como parceiro da Shopee.

 

Importante ⚠️

Atualmente, o programa está disponível apenas para os estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.

 

Confira a seguir as dúvidas mais frequentes sobre o tema:

 

  1. Quais são os pré-requisitos?
  • Veículos utilitários (modelos Fiat Fiorino, Doblò Cargo, Peugeot Partner, Renault Kangoo, Kombi e/ou veículos com caçamba fechado por capota de fibra);
  • Veículos de fabricação a partir de 2010;
  • Os veículos não podem ser alugados e precisam estar em boas condições (sem amassados, com pintura original ou de boa procedência);
  • Não ter pendências ativas (Licenciamento, IPVA ou multas ativas);
  • Ficar pelo menos 12 meses envelopado e, quando necessário, enviar comprovações da atualização do veículo para a cor laranja.
 
  1. Onde posso me inscrever?

 
  1. Sou motorista pela transportadora parceira (3PL), posso envelopar com a Shopee?

Não, apenas envelopamos Motoristas Entregadores Parceiros da Shopee.

 
  1. Tenho dívidas no meu veículo, posso envelopar?

Você precisa primeiro quitar as dívidas antes de envelopar. Para conseguirmos renovar o documento do veículo para cor laranja, o veículo não pode ter pendências ativas como Licenciamento em aberto, IPVA em aberto, multas ativas, entre outras.

 

  1. Quem paga os custos do envelopamento como Parceiro Shopee?

Os custos de produção do envelopamento e da renovação do documento do veículo para cor laranja são custeados pela Shopee. O custo de deslocamento até a gráfica é de responsabilidade do Motorista Parceiro.

 
  1. Como é o fluxo para envelopar meu carro de laranja Shopee?

    1. O motorista parceiro de Own Fleet deve preencher o formulário de seu estado demonstrando interesse em envelopar e cumprir os pré-requisitos; 

    2. Caso você seja selecionado, em 05 dias úteis, receberá uma mensagem no seu aplicativo, para entrar em contato com a Shopee para escolha da gráfica; 

    3. Em seguida, a gráfica parceira tem 05 dias úteis para entrar em contato com o motorista para juntos definirem o melhor dia e horário para ambos; 

    4. Após envelopado, o despachante tem 5 dias úteis para entrar em contato solicitando documentos para dar entrada ao DETRAN para a mudança de cor para laranja no documento do veículo (a cor é determinada pelo DETRAN).

 
  1. Carros envelopados tem rota garantida?

Não existe uma garantia de alocamento de rotas diárias para os envelopados, mas a prioridade na fila do carregamento ao chegar no HUB é garantida, conforme a disponibilidade. 

 
  1. Tenho carro envelopado. Posso escolher as rotas que vou atender?

Não. As rotas serão atribuídas conforme a disponibilidade.

 
  1. Se eu parar de prestar serviço para a Shopee por decisão própria ou da Shoppe, preciso remover o adesivo? De quem é o custo?

Com o encerramento da parceria, o adesivo deve ser removido, independentemente de quem decidiu interromper a prestação de serviço.

Além disso, os custos para remoção do envelopamento e atualização da documentação de volta para a cor original do veículo ficam por conta do motorista.

 
  1. Quais benefícios vou ter depois de envelopar meu veículo?

Ao envelopar seu veículo conosco em 2025, você ganha os seguintes benefícios:

  • Prioridade no carregamento na fila dentro do HUB (“Fura-Fila”) - respeitando os horários da expedição e disponibilidade de vaga;

  • R$300 em bônus no primeiro mês do envelopamento, para gastar exclusivamente na plataforma da Shopee; 

  • R$100 em bônus mensais em 2025 para gastar como preferir desde que mantenha o veículo envelopado;

  • Custos de envelopamento e atualização da documentação para cor laranja 100% custeado pela Shopee.

 
  1. Como posso usar o bônus de envelopamento?

  • Uso exclusivo na Shopee: O bônus só pode ser utilizado para compras no app da Shopee;

  • Flexibilidade nas compras: Não é necessário usar o valor todo de uma vez; você pode gastar em compras separadas;

  • Reembolso fácil: Se o vendedor cancelar a compra, o valor retorna automaticamente para a sua carteira;

  • Um ano de validade: Recomendamos utilizar o saldo em até 01 ano para aproveitar ao máximo!

  • Bônus acumulativo: Você pode juntar o saldo com outros bônus que receber.

 

Para consultar os valores, abra o app Shopee e siga esse caminho: 

Eu > Minha carteira > ShopeePay > Saldo total.

 
  1. Quando vou receber e onde consulto o bônus de R$100?

Todo mês, você receberá uma notificação informando o dia em que o bônus será liberado. Além disso, ele será pago mensalmente em fatura e estará disponível em formato de reembolso.

Você deve acessar a App Driver > Menu > Faturamento > Selecionar o período da semana de faturamento > Aba Reembolso > E ele aparecerá indicado como “ENVELOPAMENTO”.

 

  1. Como devo lavar o veículo após envelopar?

- Utilize sabão NEUTRO e esponja suave ou macia

- NÃO utilizar lava-rápido com escovas giratórias

- NÃO utilizar produtos abrasivos ou solventes

- Preferencialmente lavar de 15 em 15 dias ou 1x na semana

 
Esse artigo foi útil?
Sim
Não