Oi, como podemos ajudar?

Diretrizes para usar a Live Shopee

⚠️ Aviso!

Atualizamos a política de Shopee Live e conteúdos gravados são proibidos.

 

Quais são as possíveis violações e penalidades da Shopee Live?

As violações e penalidades definem o que você pode ou não fazer nas plataformas de Shopee Live e Chat.

Neste artigo, você aprenderá quais são as práticas de conteúdo impróprias nas Lives da Shopee e descobrirá como evitar as penalidades e enviar uma apelação.

 

Quais são as possíveis violações e penalidades da Shopee Live?

As violações e penalidades definem o que você pode ou não fazer nas plataformas de Shopee Live e Chat.

Neste artigo, você aprenderá quais são as práticas de conteúdo impróprias nas Lives da Shopee e descobrirá como evitar as penalidades e enviar uma apelação.

Quais são as diretrizes básicas para usar a plataforma de Lives da Shopee?

 
  • Ser educado, gentil e honesto;

  • Seguir as leis e regulamentos locais;

  • Não compartilhar conteúdos que possam ofender, ferir ou enganar alguém.

Se essas diretrizes não forem seguidas, você poderá receber alguns pontos de penalidade, dependendo da gravidade de sua violação de conteúdo. O conteúdo impróprio será bloqueado e os afiliados errantes serão suspensos de usar as plataformas de Live.

No caso de infrações graves ou reincidências, o afiliado errante receberá pontos de penalidade, podendo até ter sua conta bloqueada ou removida.

 

Quais são as violações e penalidades da Live Shopee?

Algumas penalidades podem ser aplicadas aos afiliados que não atenderem aos padrões mínimos de conteúdo da plataforma e afetarem a experiência dos compradores nas ferramentas de Live da Shopee.

As sessões de transmissão ao vivo também podem ser encerradas em caso de violações repetidas.

As penalidades incluem:

  • Avisos;

  • Redução de visibilidade (visibilidade reduzida na página da Shopee Live, que pode ocasionar menos tráfego e menos visualizações);

  • Finalização imediata da live;

  • Banimentos temporários das Lives da Shopee;

  • Banimentos permanentes das Lives da Shopee;

  • Pontos de penalidade no sistema de pontos de penalidade do vendedor.

 

⚠️ Nota

  • Violações em suas sessões ao vivo, mesmo que leves, podem resultar na redução de visibilidade de suas sessões futuras. Essa redução significa que poucos potenciais expectadores encontrarão suas sessões na página de Shopee Live, o que afetará a performance geral de suas transmissões ao vivo;

  • Para prevenir isso, nós recomendamos fortemente que você leia a lista de violações com atenção para entender quais ações/conteúdos são permitidos nas transmissões ao vivo. Evitar essas violações é essencial para manter uma experiência segura e divertida para todos em suas transmissões, enquanto maximiza a visibilidade e sucesso de sua loja.


Qualquer live que contenham os seguintes tipos de conteúdo/comportamento estarão violando as diretrizes de Shopee Live e estão sujeitas a violações, baseadas na gravidade (grave, moderado e leve):

1. [Grave] Nudez e Atividades Sexuais:

As lives não podem conter conteúdos explícito das seguintes naturezas:

  • Material explícito que mostre atos sexuais;

  • Fotos ou vídeos contendo nudez;

  • Áudio ou texto sugerindo, promovendo, incitando ou contendo erotismo;

  • Informações vulgares como corpos nus, nudez parcial com a intenção de expor o corpo, como
    roupas íntimas ou lingerie.

2. [Grave] Serviços sexuais

Promover ou oferecer serviços sexuais, incluindo a venda e monetização de sites pornográficos/sessões de live.

3. [Grave] Exploração e abuso sexual:

Retratação de exploração ou abuso sexual, que são definidos como:

  • Atos sexuais não-consensuais: Qualquer contato que aconteça sem o consentimento de todos os envolvidos na atividade;

  • Abuso sexual baseado em imagem: Criação, produção ou distribuição de conteúdo de nudez, total ou parcial, ou conteúdo sexualmente explícito sem o consentimento da pessoa presente no conteúdo, com o propósito de sexualizar seus corpos ou retratá-los de maneira sexual.

4. [Grave] Controvérsia Religiosa e Sensibilidade Política e Social:

  • Promover organizações ou indivíduos que incentivam missões violentas ou estão relacionados com a violência;

  • Discutir conteúdos politicamente sensíveis, como notícias e eventos atuais, assim como tópicos relacionados a política (como as eleições, por exemplo);

  • Atacar, caçoar, ter discussões enviesadas, ou criar controvérsias relacionadas à religião.

5. [Grave] Anúncios ilegais e Mercadorias restritas: 

Apresentadores de live não podem promover produtos ou serviços ilegais, não-licenciados ou proibidos em nossa plataforma (por exemplo, apostas, drogas, armas). Verifique a Lista de Produtos Proibidos para mais informações.

6. [Grave] Conteúdo Prejudicial e Perigoso / Atos Perigosos:

Engajar-se em comportamentos ou ações perigosas que causem danos, incluindo:

Suicídio ou automutilação

  • O ato de cometer suicídio e/ou automutilação

  • Auxiliar outros a cometer suicídio e/ou automutilação

  • Utilizar linguagem verbal, linguagem corporal ou legendas de texto para promover, incentivar, coordenar, compartilhar planos ou fornecer instruções sobre suicídio e/ou automutilação

  • Mostrar ou promover simulações de suicídio e/ou autolesão, com a intenção de enganar ou induzir outros a acreditar em algo que não é verdade.

Distúrbios alimentares

  • Promover, encorajar ou dar instruções para distúrbios alimentares ou qualquer comportamento perigoso para perda de peso (por exemplo, anorexia, bulimia).

Atividades Violentas ou Criminosas

  • Ameaçar/visar um indivíduo e demonstrar gesto físico violento ou abuso. Abuso é definido como qualquer ação que intencionalmente ameaça, lesiona ou fere uma pessoa, para demonstrar domínio ou intimidar os outros. Isso inclui abuso físico e verbal (por exemplo, provocações maldosas, ameaças).

Assédio

  • Conteúdo que possa causar alarme/angústia ou ser difamatório para indivíduos ou grupos, incluindo:

  • Ameaçar revelar dados pessoais ou informações de identificação pessoal (PII);

  • Chantagear um indivíduo;

  • Invadir a conta pessoal de um indivíduo e/ou obter suas informações privadas sem consentimento.

PII é definida como dados que podem potencialmente identificar um indivíduo específico, incluindo, mas não se limitando à: endereço residencial, endereço de e-mail privado, número de telefone privado, extrato bancário, documentos de identidade (por exemplo, RG, número do passaporte), cartão de crédito, PIN do caixa eletrônico.

Exploração Humana

Qualquer conteúdo relacionado à exploração humana (por exemplo, tráfico/contrabando de pessoas), que são definidos como:

  • Tráfico de pessoas: o ato ilegal de recrutar, transportar, transferir, abrigar ou receber pessoas por meio de coerção, força, fraude ou engano, com o objetivo de explorá-las para benefício ou lucro.

  • Contrabando de pessoas: a prestação de um serviço, geralmente transporte ou documentos fraudulentos, a um indivíduo que busca voluntariamente obter entrada ilegal em um país estrangeiro.

7. [Grave] Comportamentos de Ódio:

Promover violência, exclusão, discriminação e outros danos contra atributos protegidos. Exemplos de atributos protegidos incluem:

  • Raça;

  • Religião;

  • Nacionalidade;

  • Gênero;

  • Status marital;

  • Idade;

  • Status socioeconômico;

  • Orientação Sexual/Identidade de gênero.

8. [Grave] Fraudes e Golpes:

Envolvimento em fraudes e golpes, que são tipicamente definidas como uma ação intencionalmente enganosa destinada a fornecer ao perpetrador um ganho ilegal ou negar um direito à vítima. Isso inclui:

  • Fraudes financeiras e direcionadas a indivíduos, roubo de identidade ou golpes de phishing, e golpes relacionados a investimentos, transações financeiras ou empregos;

  • Fraudes organizacionais, como lavagem de dinheiro;

  • Recrutamento para empresas que vendem produtos ou serviços em esquema de pirâmide por distribuidores independentes (marketing multimídia ou MLM);

  • Facilitar o câmbio de moedas falsas, documentos ou informações roubadas;

  • Falsidade ideológica.

9. [Grave] Comportamento enganoso:

Usar diversas contas para transmitir o mesmo conteúdo ao mesmo tempo (lives duplicadas) não é permitido.

10. [Grave] Segurança da Plataforma:

Estão proibidas atividades que interfiram na segurança e confiabilidade da plataforma Shopee e seus serviços, incluindo:

  • Compartilhamento de credenciais de contas: Fornecer a outros usuários acesso às suas credenciais de conta ou permitir que realizem atividades que violem nossos Termos de Uso;

  • Acesso não autorizado: Acessar a plataforma de forma não autorizada ou criar versões falsas da Shopee;

  • Disseminação de conteúdo malicioso: Compartilhar arquivos, conteúdos e mensagens maliciosas que contenham vírus, cavalos de Tróia, worms, bombas lógicas ou outros materiais nocivos à segurança cibernética;

  • Obtenção fraudulenta de dados: Tentar obter informações pessoais (como credenciais de login) ou acessar conteúdos, contas, sistemas ou dados usando técnicas enganosas (ex: phishing, smishing, scripts automatizados, web crawling);

  • Modificação da plataforma: Modificar, adaptar, traduzir, realizar engenharia reversa, desmontar, descompilar ou criar produtos derivados baseados na Shopee, incluindo arquivos, tabelas ou documentação, e tentar regenerar qualquer código-fonte, algoritmos, métodos ou técnicas utilizadas na plataforma.

11. [Moderado] Abuso de Voucher:

Quando o apresentador da live não está promovendo produtos nem interagindo adequadamente com os espectadores, incluindo, mas não se limitando a:

  • Apresentador adicionando uma grande variedade e/ou produtos não relacionados à cesta de compras da live sem ter os itens físicos presentes;

  • Apresentador deixando mensagens estáticas (por exemplo, imagens, textos, dicas visuais) na live para coletar sugestões de produtos;

  • Apresentador perguntando verbalmente aos espectadores sobre sugestões de produtos mas não há explicação do produto;

  • Apresentador adicionando produtos não relacionados a uma live oficial de marca;

  • Apresentador está inativo e não interage com os espectadores durante a sessão;

  • Espectadores enviando mensagens privadas ao apresentador antes e/ou durante a live para solicitar que produtos sejam adicionados à cesta de compras da live;

  • Espectadores solicitando que determinados produtos sejam adicionados à cesta de compras da live para atingir o critério de frete grátis.

12. [Grave] Direcionar transações para fora da Shopee / Transação de Terceiros: 

Fornecer links/detalhes/Códigos QR que encorajem espectadores a fazer transações externas ou redirecioná-los para uma plataforma terceira não é permitido. 

13. [Moderado] Transmissão de menor / Apresentador Menor: 

Menores de 18 anos não são permitidos em Live. 

Para mais detalhes verifique abaixo o item 5. Exposição de menores de idade do tópico Melhores práticas para o seu conteúdo.

14. [Moderado] Trapaça de Tráfego: 

Apresentar conteúdo pré-gravado na live ou reapresentar conteúdo não é permitido. 

15. [Moderado] Engajamento falso:

Usar ferramentas de falso engajamento ou vendas não é permitido.

16. [Moderado] Informações Enganosas:

Sessões de live que disseminem informações incorretas, independentemente da intenção, serão removidas.  Isso inclui, mas não se limita a:

  • Desinformação que pode causar danos físicos ou violência

  • Desinformação prejudicial à saúde

  • Desinformação sobre campanhas políticas

  • Mídia manipulada prejudicial

  • Notícias falsas

  • Uso indevido do logo – Veja exemplos de como utilizar o Logotipo Shopee no tópico abaixo: "Melhores práticas para o seu conteúdo"

17. [Grave] Vulgaridade:

Conteúdo adulto leve / Pornografia suave

  • Exposição parcial de seios femininos ou outras partes sensíveis – Veja exemplos de demonstração de trajes íntimos e biquíni na Live no tópico abaixo "Melhores práticas para o seu conteúdo";

  • Descrição verbal de atividades sexuais;

  • Exibição de conteúdo fetichista;

  • Sons relacionados ao sexo e/ou atividades sugestivas sexualmente;

  • Foco em partes sensíveis do conteúdo virtual.

Comportamento inapropriado

  • Qualquer comportamento inadequado, incluindo palavrões e exposição intencional do corpo superior masculino, não é permitido.

18. [Moderado] Álcool e tabaco:

Facilitar a negociação ou compra de produtos de álcool e tabaco não é permitido na plataforma. As sessões de transmissão ao vivo que envolvam as seguintes ações estarão sujeitas às penalidades correspondentes:

  • Tentativas de consumir, vender, trocar, doar, presentear, comprar ou pedir álcool/tabaco;

  • Promover ou incentivar o ato de venda ou troca de álcool/tabaco;

  • Ensinar, mostrar ou fornecer instruções sobre como usar ou fazer produtos à base de álcool/tabaco;

  • Exibir ou introduzir produtos feitos de álcool/tabaco;

  • Descrever experiências anteriores de compra ou troca de álcool/tabaco;

  • Admitir comportamento/envolvimento anterior na venda, compra ou troca de álcool/tabaco;

  • Declarar ou perguntar sobre o local de negociação de álcool/tabaco.

19. [Moderado] Vazamento de Informações Pessoais:

Nenhum conteúdo que exiba intencionalmente ou não informações pessoais é permitido. As informações pessoais incluem, mas não se limitam a:

  • Endereço residencial;

  • Número de telefone;

  • Documentos de identidade (por exemplo, passaportes, identificações governamentais);

  • Informações financeiras e de pagamento (por exemplo, número de conta bancária, número de cartão de crédito, PIN do caixa eletrônico);

  • Informações de login (por exemplo, nome de usuário, senha).

20. [Moderado] Tortura Humana ou Acidentes:

Conteúdo que mostre qualquer forma de tortura humana e/ou acidentes não são permitidos e serão removidos da plataforma.

21. [Moderado] Abuso de Animais:

Conteúdo que mostre qualquer forma de abuso, crueldade, troca ou exploração de animais não é permitido e serão removidos da plataforma.

22. [Moderado] Incompatibilidade de informações do produto:

Ações e informações que dificultem a compra dos clientes, incluindo, mas não se limitando a:

  • Exibição de produtos irrelevantes com a loja;

  • O link do produto e o conteúdo apresentado não corresponde, ou seja, o produto tem características diferentes do que é anunciado;

  • Título e conteúdo diferentes;

  • Foto de capa e conteúdo não se correspondem (por exemplo, data não atual, foto do apresentador divergente).

23. [Moderado] Distribuição inadequada de prêmios:

Não é permitido incentivar uma compra ofertando determinado prêmio inapropriado mediante a efetivação de compra. Isso inclui, mas não se limita a:

  • Oferecer brindes de compra como, ingressos, serviços, produtos com valor inapropriado ou brindes surpresas;

  • Realizar sorteios de prêmios como, produtos da loja, ingressos, dinheiro (pix) ou qualquer outro prêmio que não seja Cupom de desconto oficial Shopee;

  • Não é permitido envio de prêmios fora da plataforma.

24. [Leve] Violação de IP (Propriedade Intelectual):

Lives que violem a propriedade intelectual do vendedor/dono da marca serão removidas. Isso inclui, mas não se limita a:

  • Notícias pré-gravadas, músicas com direitos autorais, filmes, séries, eventos esportivos, shows, programas de variedade;

  • Repostar conteúdos de outras plataformas sem edição;

Venda de produtos que violem os direitos de Propriedade Intelectual (PI) de uma marca ou vendedor. Saiba mais em Como reportar violação de propriedade intelectual.

25. [Leve] Conteúdo Gráfico:

Apresentadores de live que forem vistos tentando mostrar/promover/pedir conteúdo gráfico receberão um aviso. Conteúdo Gráfico inclui, mas não se limita a:

  • Luta física extrema;

  • Materiais que causem incômodo, ansiedade ou medo (por exemplo, mostrar animais mortos, maquiagem com gore, efeitos de jumpscare (susto), etc);

  • Mostrar atividade sexual entre animais.

26. [Leve] Fundo bagunçado:

Para garantir uma experiência profissional e agradável para nossos espectadores, as transmissões ao vivo realizadas em ambientes bagunçados, sujos, mal iluminados ou desordenados receberão um aviso e terão seu alcance reduzido.

27. [Leve] Apresentação de streamer ruim:

Para garantir a alta qualidade das transmissões ao vivo, sessões sem participação ativa do apresentador receberão um aviso.

28. [Leve] Imagem ruim:

Para garantir uma alta qualidade das lives, as transmissões com qualidade de imagem ruim (por exemplo, embaçado, pixelado, vídeo travando) estarão sujeitas a ação da Shopee.

29. [Leve] Som ruim:

Para garantir transmissões ao vivo de alta qualidade, sessões com má qualidade de som estarão sujeitas a ações por parte da Shopee. Isso inclui, mas não se limita a:

  • Sons anormais, como ruído de fundo alto ou áspero, e sons inadequados;

  • Áudio instável, por exemplo, reproduzindo e parando intermitentemente devido a problemas técnicos;

  • Ausência total de som.

30. [Leve] Apresentação ruim do produto:

Para garantir uma experiência de compra justa, as sessões de transmissão ao vivo onde não contenham nenhuma explicação sobre o produto estarão sujeitas a ações por parte da Shopee.

⚠️ Nota

Em relação às penalidades em lives:

  • Violações graves: A live será encerrada imediatamente e poderá resultar em suspensão temporária ou permanente da Shopee Live.

  • Violações moderadas: A live poderá ser encerrada e resultar em suspensão temporária da Shopee Live.

  • Violações leves: A live receberá um aviso e terá sua visibilidade reduzida na página da Shopee Live (o que pode diminuir o tráfego e visualizações), além do risco de ser encerrada.

 

SeaTalk_IMG_20240528_180052.png

Melhores práticas para o seu conteúdo:

  1. Conteúdo sensível:

Não é permitido: Divulgação de dados pessoais (nome completo/números de documentos), divulgação de jogos de azar (jogos de sorte/apostas), atos racistas e atos com intolerância religiosa durante uma transmissão ao vivo.

  1. Vulgaridade (Conteúdo adulto leve):

Exemplo de demonstração de trajes íntimos na Live:

 

SeaTalk_IMG_20240528_175928.png

 
  1. Uso indevido do logo da Shopee:

Não é permitida a utilização do logotipo da Shopee indicando que a loja é afiliada ou assegurada, ou seja, quando utilizam apenas o logotipo Shopee sem nenhuma informação da Loja/Live, sugerindo a live como Oficial Shopee.

 

SeaTalk_IMG_20240528_175949.jpeg

 

É permitido o uso da logotipo Shopee quando a logo é usada de forma sutil sugerindo a presença na plataforma na Arte do Vendedor, como nos exemplos abaixo:

 

SeaTalk_IMG_20240528_180037.jpeg

 
  1. Publicidade de produtos adultos e/ou de Oklist, devem seguir as orientações a seguir:

Bebidas alcoolicas:

  • Observar as diretrizes de publicidade do Conar Anexo “A”;

  • Restrição de horário para Live: Das 21h30 às 06h (Obrigatoriamente);

  • Não fazer sugestão de consumo, apelativo ou que induzam ao consumo e/ou uso exagerado;

  • Para transmissão das lives, deverão incluir uma cláusula de advertência na Capa uma tag ou disclaimers: “Produto indicado para maiores de 18 anos” e “Beba com moderação”.

*Verificar Anexo “A” - Item 5 / Resolução Nº01./08 REF. ANEXO “A” - Item 1 e 1.2;

  • Durante a transmissão deverá seguir as regras de publicidade citadas nos Itens acima, sendo eles:

  1. A cláusula de advertência deverá ser inserida em áudio e vídeo como encerramento da mensagem publicitária.

  2. Utiliza-se o seguinte formato: cartela única, com fundo azul e letras brancas de forma a permitir perfeita legibilidade e visibilidade, permanecendo imóvel no vídeo ou na tela; as letras serão da família tipográfica Univers, variação Médium, corpo 48, caixa alta.

 

Itens adultos:

  • Incluir uma Tag na capa indicando a recomendação de maiores de idade [+18];

  • Restrição de horário para live das 22h00 às 06h00.

(Obrigatoriamente).

  1. Exposição de menores de idade:

  • Não é permitido a exposição de menores de idade durante transmissões ao vivo;

  • Seguir as regras e normas estabelecidas pelo Conar – Princípios Gerais (Crianças e Jovens) - Capítulo II / Seção 11 (Artigo 37);

  • Para exposição de menores na Capa da transmissão e/ou banner impresso: O vendedor deverá ter uma autorização do responsável legal do menor.

 

⚠️ Atenção!

O não comprimento das regras citadas acima resultará em Pontos de Penalidade ao Seller e o descumprimento da Lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965, e no Decreto nº 57.690, de 1º de fevereiro de 1966.

 

Orientamos que siga as instruções do artigo: Como evitar que sua conta de Afiliado Shopee seja desativada
 

Para situações em que acredita-se que houve uma penalidade indevida, orientamos que siga as instruções do artigo: Como reportar Pontos de Penalidade indevidos?

 
Esse artigo foi útil?
Sim
Não