Quais são as normas dos vendedores da Shopee? Para proporcionar aos compradores uma ótima experiência, e garantir que nossos vendedores desfrutem de vendas contínuas, esperamos que todos os vendedores da Shopee atendam aos padrões mínimos de desempenho em 3 áreas:
1. Cumprimento
Envios rápidos e uma experiência de compra contínua fortalecem a confiança e lealdade do cliente.
2. Anúncio / Conteúdo
Os produtos autênticos com descrição precisa permitem que os compradores comprem com confiança.
3. Atendimento ao Cliente
Respostas rápidas, informativas e amigáveis ajudam os compradores a tomarem decisões precisas sobre suas compras.
Seu desempenho é monitorado toda Segunda-feira. Pontos de penalidade podem ser emitidos pelo não cumprimento das metas mínimas de desempenho.
Área | Meta | Pontos emitidos por semana por não cumprimento |
Cumprimento | Taxa de não cumprimento < 10% | 1 ponto |
Taxa de envio atrasado < 10% | 1 ponto | |
Anúncio / conteúdo | Nenhum anúncio proibido e propaganda | Até 2 pontos |
Nenhuma violação ou falsificação de propriedade intelectual | Até 2 pontos | |
Nenhum anúncio Spam | Até 2 pontos | |
% de Anúncio de pré-venda < 20% | 1 ponto | |
Atendimento ao Cliente | Nenhuma conversa ou resposta inadequada / abusiva | 2 pontos |
Nenhuma solicitação de cancelamento de pedidos aos clientes | 2 pontos |
Leia mais em Pontos de Penalidade.
Você deve cumprir todos os pedidos sem defeitos ou cancelamentos. Não cumprindo isso pode resultar em penalidades por ter um taxa de não cumprimento (TNC) alto. Os vendedores com um grande volume de pedidos estão sujeitos a uma meta mais restrita de TNC.
Métrica | Meta | Pontos emitidos por não cumprimento |
Taxa de não cumprimento (TNC) (% de pedidos cancelados ou devolvidos devido a falha do vendedor nos últimos 30 dias) | < 10% para todos os vendedores | 1 ponto |
< 5% para vendedores com grande volume de pedidos | 1 ponto |
Leia mais sobre Taxa de não comprimento (TNC).
Você deve fornecer envios a tempo para garantir que os compradores recebam suas compras sem demora. Mantenha a Taxa de Envio Atrasado baixo para evitar penalidades.
Métrica | Meta | Pontos emitidos por não cumprimento |
Taxa de Envio Atrasado (% de pedidos com envio atrasado nos últimos 30 dias)
| < 10% para todos os vendedores | 1 ponto |
< 5% para vendedores com grande volume de pedidos | 1 ponto |
Saiba mais sobre a Taxa de Envio Atrasado (TEA).
Você é responsável por garantir que todos os anúncios cumpram com as leis locais, bem como aos termos e políticas da Shopee. Anúncios enganosos, propaganda e descontos enganosos não são permitidos. A Shopee deleta os anúncios e emite 2 pontos de penalidade se eles tiverem as seguintes infrações:
1. Produtos proibidos por lei
2. Produtos que violam os termos e as políticas da Shopee
3. Produtos vendidos sem a licença necessária
4. Anúncios enganosos
5. Descontos enganosos
Leia mais sobre em Produtos proibidos para a venda.
Seus anúncios não devem conter marcas comerciais, direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual não autorizados. Você deve anunciar apenas produtos autênticos. A venda de itens falsificados é estritamente proibida e será excluída. A Shopee deleta os anúncios e emite 2 pontos de penalidade se tiver as seguintes infrações no anúncio:
1. Violação da Propriedade Intelectual
2. Itens falsificados Anúncio Spam
Você não deve enviar spam ou anúncios duplicados, pois isso cria confusão. Todos os anúncios de spam serão removidos. Os anúncios são considerados spam se:
1. Contêm detalhes enganosos ou imprecisos (por exemplo, nome, imagem, característica do produto, preço)
2. Não diferem significativamente um do outro
A Shopee deleta os anúncios e emite pontos de penalidade se eles tiverem as seguintes infrações:
1. Anúncios duplicados
2. Spam de preço
3. Spam de palavras-chave
4. Upload dos anúncios excluídos
Leia mais sobre Anúncio Spam.
Os anúncios de pré-venda referem-se aos anúncios com prazo de postagem superior a 2 dias. Não recomendamos ter muitos anúncios de pré-venda. A Shopee emite 1 ponto de penalidade se a porcentagem de anúncios de pré-venda for superior a 20%
Nota: Somente aplicável a vendedores com pelo menos 100 anúncios de pré-venda
Adotamos uma política de tolerância zero sobre abuso e assédio. A violação pode resultar na emissão de pontos de penalidade ou no encerramento da conta. Se você deseja cancelar um pedido, deve iniciar o cancelamento, não pedir ao comprador que o cancele. A violação desta política será detectada e penalizada. A Shopee emite 2 pontos de penalidades se houver:
1. Resposta inadequada ou abusiva no Chat
2. Resposta inadequada ou abusiva à avaliação do comprador
3. Solicitação para o comprador cancelar o pedido