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[Segurança da conta] Como faço para detectar um golpe?

A grande maioria dos golpes são praticados por pessoas de má índole que tentam se passar por funcionários da Shopee e fingem garantir sua própria segurança ou tentam conseguir alguma vantagem através de transações em nossas plataformas.

 

Detectando golpes

Golpes geralmente são identificados por:

  • Pedidos de vendedores para pagamentos fora da plataforma.
  • Links não oficiais Shopee que solicitam dados sensíveis da conta, por exemplo,  código de verificação em duas etapas (OTPs) ou senhas da conta.
  • Erros ortográficos e de gramática.
  • Solicitação de pagamento adicional por pedido ou frete. 

 

Uma das maneiras mais comuns utilizadas por pessoas de má índole para conseguir vantagens é de te informar de alguma possível oscilação na plataforma relacionada ao seu pedido ou, ainda, te informar que o valor do frete deve ser pago de outra forma, no entanto, fora do app da Shopee. 

 

⚠️ Importante

  • Este processo não existe na Shopee. Todos os pagamentos de frete e das compras devem ser feitos através do próprio app da Shopee. 

Aqui estão algumas situações comuns que alguns golpistas que tentam se passar por funcionários da Shopee utilizam ao entrar em contato:

1. Afirmam que você ganhou prêmios:

A Shopee não envia SMS informando que você recebeu algum prêmio. Não clique em nenhum link enviado para a segurança de sua conta.

2. Alegam que algo deu errado com sua conta / pedido:
 
A Shopee não envia mensagem solicitando qualquer informação pessoal de sua conta. Não envie nenhuma informação referente a sua conta e não clique em nenhum link suspeito.

 

3. Recrutamento ou Contratações por redes sociais:

A Shopee não divulga vagas em suas redes sociais, muito menos via Whatsapp/SMS.

Todas as vagas são divulgadas em nossa Página de Carreiras e no Vagas.com.br (para vagas operacionais). 

4. Realizam venda por fora da plataforma (Redes Sociais/Whatsapp/SMS, etc):

Todas as vendas são obrigatoriamente realizadas por meio do aplicativo Shopee ou, site shopee.com.br.

Após a conclusão do pagamento, é enviado um e-mail de confirmação junto ao número do pedido correspondente ao item comprado. Caso desconfie de uma compra, sempre verifique essas informações antes de entrar em contato conosco. Sem o número do pedido não será possível seguirmos com o auxílio.

 

Eles podem, ainda, solicitar que você execute um dos seguintes procedimentos:

  • Compartilhe seu OTP (código de verificação em duas etapas) / senha da conta / número PIN da carteira Shopee
  • Compartilhe seus dados pessoais, como sua data de nascimento, que são dados que os agentes de atendimento ao cliente normalmente utilizam para confirmar a identidade de um comprador
  • Efetue o pagamento via transferência fora do Aplicativo Shopee para um número fornecido por eles.
 

Você deve sempre ignorar ou relatar esses casos, pois a Shopee nunca solicitará esses detalhes por meio de plataformas não oficiais. Além disso, a Shopee nunca pedirá suas senhas e números PIN.

 

A Shopee entrará em contato com você apenas por meio de canais oficiais, como o App Shopee, contas verificadas de mídia social ou endereços de e-mail que terminam com shopee.com. 

 

Denunciando golpes

Se você enviou qualquer informação pessoal ou da conta a terceiros suspeitos, você deve informar imediatamente ao Time de Atendimento ao Cliente da Shopee através do Chat.

 

Enquanto isso, altere a senha da sua conta e o PIN da Carteira Shopee imediatamente por meio do aplicativo Shopee.

Veja, também, como você pode denunciar um usuário que está tentando realizar algum golpe através da plataforma.

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