Existem duas situações principais que podem englobar o não reconhecimento de uma transferência com Pix:
Receber um Pix e não reconhecê-lo
Uma transferência Pix foi realizado em sua conta e você não a reconhece
| Recebi um Pix e não reconheço, o que devo fazer?
Se você recebeu um Pix e não o reconhece, recomendamos que, primeiro, confirme se o envio foi feito por engano mesmo. As transações por Pix são rastreáveis, tendo o nome da empresa ou pessoa física que realizou o envio. Por isso, é fundamental que tente identificar e entrar em contato com quem realizou a transferência, se possível.
Caso ainda assim não identifique o pagador, faça a devolução do valor de forma rápida no app da Shopee.
| ⚠️ Importante
Note que receber um Pix por engano e ficar com o valor pode configurar crime de apropriação indébita por erro, caso fortuito ou força maior.
| Não reconheço um Pix feito em minha conta, o que devo fazer?
Agora, se você não reconhece uma transação por Pix feita em sua conta, o primeiro passo é tentar entrar em contato com a pessoa recebedora da transação. Verifique se não pode ser um caso de um Pix agendado e que só foi debitado agora. Lembre-se que um Pix pode ser agendado por até 90 dias.
Caso mesmo assim não reconheça a transação, você deve reportá-la diretamente pelo app da Shopee. Assim, nosso time especialista será acionado e poderemos analisar o seu caso, iniciando o que chamamos de MED (Mecanismo Especial de Devolução), consistindo em denunciar a conta recebedora e tentar recuperar os valores que você não reconhece. Dentro da sua conta ShopeePay, toque em “Pix” > selecione em “Extrato Pix” > escolha a transação suspeita > toque em “solicitar um reembolso” > leia as informações e clique em “OK” > insira as informações solicitadas.
| ⚠️ Importante
As transações por Pix são realizadas com sua senha de seis dígitos configurada na conta ShopeePay e nos dispositivos devidamente autorizados a partir do cadastro completo, com sua verificação facial. Depois que um Pix é realizado, o valor é enviado automaticamente para outra conta. Não podemos, portanto, garantir a devolução dos valores.